terça-feira, 22 de abril de 2008

Determinação do teor de cloretos nas águas da Chamusca

Na aula de Sistemas e Estações de Tratamento realizámos esta actividade experimental com o objectivo de determinarmos o teor de cloretos na água. Para a determinação dos cloretos utilizámos o Método de Mohr. Colocámos uma solução de nitrato de prata numa bureta e deixámos esta solução cair aos poucos na água parada que continha 9 gotas do indicador de cromato de potássio. Este indicador reagiu com o ião prata, formando o precipitado vermelho acastanhado. A formação deste precipitado indica o ponto final da titulação. Na água de uma fonte de Ulme o teor de cloretos é de 27,0 mg Cl-/L, enquanto que numa água de um tanque que continha peixes, o teor de cloretos é de 77,5 mg Cl-/L.

Determinação de Cloretos na Água

Os cloretos estão presentes em todas as águas naturais, em concentrações variáveis. As águas da montanha e de terras altas têm normalmente baixo teor, enquanto as águas dos rios e subterrâneas podem possuir quantidades apreciáveis. Os mares e oceanos possuem teores em cloretos elevados. Os cloretos, são muito solúveis, atingem as águas naturais de vários modos, tais como:

  • Por dissolução e cloretos da superfície do solo ou de formação mais profundas;
  • Por transporte e aspersão da água do mar, sob a forma de gotas, sobre aos terrenos;
  • Por invasão das águas dos oceanos e mares em rios que a eles afluem;
  • Por intrusão de água do mar em aquíferos subterrâneos em resultado do desequilíbrio da pressão hidrostática;
  • Por descarga de águas residuais domésticas que contém em média, mais 15mg/l de cloretos que a água de abastecimento original continha.

Os cloretos não são prejudiciais para os seres humanos, mesmo em concentrações razoáveis. Acima dos 250 mg/l provocam um sabor a sal que é desagradável para muitos consumidores, pelo que é a concentração máxima geralmente recomendada para as águas de abastecimento público.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Sabes a quantidade de água que consomes?

Se queres calcular a quantidade de água que consomes, entra na hiperligação seguinte e saberás! Cálculo mensal de água consumida

O Ciclo da Água

O Ciclo da Água

A Importância da Água