sexta-feira, 14 de março de 2008
Controlo e prevenção das águas subterrâneas
A poluição de solos e de águas subterrâneas caracteriza-se, na maioria dos casos, por apresentar uma grande diversidade de poluentes, cujas origens podem também ser extremamente diversas.
As causas da poluição dos solos e das águas subterrâneas são essencialmente a rejeição de efluentes não tratados e/ou de resíduos sólidos provenientes de actividades industriais, agrícolas e urbanas, e também a sobreexploração de aquíferos que, em zonas costeiras, pode ocasionar fenómenos de intrusão marinha.
Problemas da qualidade da água
A vida na Terra depende da água. O consumo abusivo da água por parte dos países industrializados está a provocar grandes dificuldades no fornecimento deste valiosíssimo recurso natural a pessoas e animais de muitas partes do mundo. Um dos principais problemas surgidos neste século em relação à água é o aumento da poluição química, por nitratos e fosfatos (através dos adubos e fertilizantes usados na agricultura, estes contêm grande concentração de nitrogénio e fósforo, são poluentes orgânicos que constituem nutrientes para as plantas aquáticas, especialmente as algas que provocam a eutrofização da água) e por resíduos não-biodegradáveis.
As pessoas utilizam a água não só para beber, mas também como depósito para todo o tipo de materiais e lixo de que se querem desfazer. Estas águas poluídas recebem o nome de águas residuais. Se as substâncias que as águas contêm se vão acumulando e a poluição das águas aumenta cada vez mais, irão haver grandes riscos para a sobrevivência dos organismos que aí vivem.
Escassez de Água
A escassez de água é um problema ambiental, cujos impactes tendem a ser cada vez mais graves, caso a utilização dos recursos hídricos não seja revista pelos países. Actualmente, mais de um milhão de pessoas já não têm acesso a água limpa suficiente para satisfazer as suas necessidades básicas diárias. A pecuária, que por vezes contamina rios e lençóis freáticos, contribui de maneira decisiva para a escassez de água, uma vez que, de acordo com relatório publicado em 2003 pela FAO, para se produzir 1 quilo de carne são consumidos cerca de 15 mil litros de águas, enquanto são necessários apenas 1.300 litros para se produzir a mesma quantidade de grãos.
Assinar:
Postagens (Atom)